Justiça e Juízo – Benignidade e Verdade
10 de agosto de 2018
Não é o Suficiente – Its Not Enough – Uma Animação Legendada
7 de setembro de 2018

Estudo Bíblico | 5 Características Que Todas as Músicas de Louvor Deveriam Ter!

Podemos louvar a Deus com muitas músicas diferentes. Não existe nenhum “estilo sagrado” na Bíblia. As pessoas louvavam a Deus tanto com músicas alegres, com ritmo e dança, como com músicas mais calmas e contemplativas.

Independentemente do estilo musical, existem algumas caraterísticas importantes que a música de louvor deve ter:

1. Mensagem bíblica

Mesmo não usando as palavras exatas da Bíblia, a mensagem da música deve concordar com o que a Bíblia diz. A música de louvor é também um método de ensino.

Por exemplo:

“Não vou ter dificuldades, nem sofrer tentação, Porque Jesus agora mora no meu coração”

Essa letra não é bíblica! A Bíblia ensina que o crente enfrenta muitas dificuldades (João 16:33). Precisamos ter cuidado com letras erradas, porque podem induzir muitas pessoas ao erro.

2. Foco em Deus

Sim, podemos cantar sobre nossa caminhada pessoal, a batalha espiritual e ganhar almas, mas o foco de todo louvor e adoração deve ser sempre Deus. Sem Deus, a mensagem da Bíblia (e das músicas de louvor) não tem sentido nem utilidade.

As melhores músicas de louvor, que perduram por muitos anos, são resultado de um relacionamento íntimo com Deus. Esse relacionamento se reflete na letra (Efésios 5:18-20).

3. Boa estrutura

Uma música mal estruturada não flui. Uma letra que não “cabe” direito dentro da melodia causa confusão. Quem canta tem dificuldade em louvar a Deus de todo coração e de todo entendimento, porque fica atrapalhado com a estrutura estranha. Alguns elementos importantes da estrutura são:

  • O ritmo – deve ser constante, sem mudanças inesperadas
  • A métrica – a quantidade de sílabas deve coincidir com a melodia tocada; tentar colocar sete sílabas no espaço de quatro é crime!
  • A acentuação – sempre que possível, as palavras devem ser acentuadas nos lugares corretos; letras como “Meu salVÁdor, reDÊNtor, fui justiFÍcado” são confusas

Queremos dar nosso melhor para Deus. Ele merece um pouco de empenho na escrita da música (Salmos 33:3).

4. Letras que as pessoas entendem

Jesus sempre usava imagens que as pessoas de seu tempo entendiam. Palavras estranhas não são mais espirituais.

Por exemplo: “Joevá Rafá” significa “o Senhor cura”. Como quase ninguém entende hebraico, é importante explicar o que significa. Seria melhor dizer em português.

5. Melodia que todos podem cantar

Uma música de louvor para cantar na igreja é diferente de uma música para o CD de um cantor. Não é uma música só para profissional cantar. O louvor na igreja é para todos participarem. Para que todos possam cantar, a melodia precisa ser simples e fácil de seguir.

Nota: as letras nesse artigo foram todas inventadas, não foram tiradas de nenhuma música em particular.


 

O Que Deus diz Sobre a Música?

Deus criou a música para Seu louvor. Na Bíblia, as celebrações sempre tinham música. Alguns sacerdotes e levitas trabalhavam a tempo inteiro como músicos, para liderar a música na congregação.

A música pode servir para:

  • Louvar a Deus – Salmos 47:6
  • Acalmar – 1 Samuel 16:23
  • Celebrar eventos importantes – Êxodo 15:20-21
  • Se ligar com o espiritual – 2 Reis 3:15

As músicas de louvor a Deus na Bíblia eram muito variadas. Algumas eram alegres e mexidas, acompanhadas de dança e gritos, outras sérias e contemplativas, convidando à reflexão.

Instrumentos na Bíblia

Os sacerdotes usavam muitos instrumentos musicais diferentes para a música do templo:

  • Harpa – um instrumento de cordas grande, de som melodioso
  • Lira – outro instrumento de cordas, parecido com a harpa mas mais pequeno
  • Trombeta – um instrumento de sopro que fazia sons muito altos, um pouco como uma buzina
  • Flauta – um instrumento de sopro pequeno, tocado com os dedos
  • Tamborim – um instrumento de percussão que se toca chacoalhando e batendo com a mão para marcar um ritmo
  • Címbalos – pratos metálicos usados também para percussão

A Bíblia fala de música secular?

Não, a Bíblia não fala sobre música secular. As pessoas cantavam sobre os feitos de Saul e Davi nas guerras e na parábola do filho pródigo há uma festa com música. Não há indicação que essas eram músicas de louvor a Deus. A música era parte da vida cotidiana, provavelmente não era tudo música religiosa.

A música é uma coisa boa, criada por Deus. Na Bíblia Deus não exige nenhum estilo específico de música para O louvar. Ele nos dá espaço para ser criativos e criar música com muitos instrumentos, ritmos e estilos diferentes.


 

O Que é Louvor?

Louvor é mostrar apreço e gratidão a Deus.Quando louvamos a Deus, lembramos tudo que Ele fez e faz por nós. Louvar é uma forma de adorar a Deus.

Quando falamos bem de alguém, louvamos essa pessoa. Podemos louvar muitas pessoas mas só Deus merece nosso maior louvor, porque só Ele é perfeito e nos salva (Salmos 150:1-2). O verdadeiro louvor a Deus vem do coração e pode ser expresso por palavras e ações. Os Salmos são cânticos e poemas de louvor a Deus.

Quando vemos tudo que Deus fez, a resposta natural é louvar. O louvor a Deus é agradável e nos aproxima dele (Salmos 147:1). Podemos louvar a Deus em todo tempo e em qualquer lugar, sozinhos ou em grupo.

Qual é a diferença entre louvor e adoração?

Louvor é uma forma de adoração a Deus. Adoração é dedicação e amor total a Deus. Quando louvamos a Deus, expressamos essa dedicação. Louvar é uma maneira prática de adorar a Deus.

Quando algumas igrejas têm um tempo de “louvor e adoração” durante o culto, significa que é um tempo para louvar a Deus através da música. Não há músicas “de louvor” e outras “de adoração”. Todas as canções a Deus são de louvor e adoração, porque louvar é uma forma de expressar de adoração.


Comente o post! Interaja como o conteúdo, gostaria muito de receber seu comentário. Todos os comentários são moderados antes de serem publicados. Restrições: 1) Não aprovarei comentários desconexos com post . 2) Não aprovarei comentários ofensivos. 3) Não aprovarei comentários anônimos.


Kit 2000 Ilustrações, Esboços e Sermões

Mais de 2.000 Ilustrações, Esboços e Sermões! Um Acervo com Ilustrações e Sermões Valiosos! » Grandes sermões! » Ilustrações selecionadas! » Esboços detalhadamente prontos! Enriqueça sua pregação!

KIT 2000 ILUSTRAÇÕES, ESBOÇOS & SERMÕES


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =